quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Amável LOBO Maldito


                         
Algumas frases retiradas dos 10 primeiros  capítulos do livro  50 ANOS A MIL  - Lobão

"Já minha mãe era o contrário. Amava o futebol e a pátria com um fervor avassalador, apesar de, como boa mulher , não conseguir detectar a menor lógica nas regras de impedimento."

"Lacerda foi uma criatura que marcou profundamente a minha alma, assim como Nelson Rodrigues, John Lennon, Nietzche e Salvador Dalí."

"Eu sempre considerei que a longevidade matrimonial daqueles dois era a maior herança que poderia receber deles ... Almejava poder viver aquilo quando crescesse. Queria casar com uma mulher que eu amasse de verdade, viver intensamente junto dela, fazer bodas de outro com ela e morrer juntinho dela."

"Me ensinou como pegar num martelo, como serrar madeira, como desencapar um fio...Me ensinou a jogar sinuca ... A gente costumava "fazer digestão" depois do almoço andando quilômetros ao redor da mesa na maior jogatina" -  sobre o avô

"Estranhamente eu achava Jesus morto muito sexy... Algo que veio a me causar alguns problemas"

"Com meu avô morto, começaram as perguntas sobre o que é morte, sobre o que é perda, sobre o que é desaparecer para sempre. Eu achava muito humilhante ser lacrado num caixote de madeira e guardado embaixo da terra" (não tem como não amar esse Lobão)

"Meu querido São José, tenho um pedido importante a fazer : me faça morrer nas mesma hora, no mesmo minuto e no mesmo segundo que meu pai, minha mãe e minha irmã."

"Só mamãe  variava. O cardápio é claro."

"...Foi em 1963 que entrei no maternal do colégio Pernalongo, que ficava pertinho de casa, na Sá
Ferreira. Foi ali que senti o quanto tinha pavor de gente."

"Foi aí que comecei a desconfiar das coisas que me ensinavam" - referindo-se ao seu primeiro professor de bateria.

" Comecei a ler as resenhas esportivas do Jornal dos Sports, acompanhar avidamente as crônicas esportivas do Nelson Rodrigues (foi aí que rolou todo aquele encanto pelo Nelson)"

"Outra característica ressaltada por mamãe era minha preguiça mental. Agora, tirando a mente preguiçosa, fisicamente  eu era hiperativo, elétrico, ágil, aceleradíssimo."

"...Antes dos Mutantes, o Brasil era monoural! Os Mutantes estereofonizaram  a Música Polular Brasileira"

"Sempre desconfiei que, durante a nossa existência, nos depararíamos com determinados vórtices do destino, que, ao sermos submetidos a eles, nos multiplicaríamos em infinitas séries de probabilidades de nós mesmos desencadeando um berçário de universos."

"parecia que tinham colocado uma bola de bilhar na minha cabeça. Alcançei o padrão Kojak, o padrão Mário Vianna!Eu estava mais feio do que nunca! Feio porém feliz " - quando raspou a cabeça depois que seu pai reclamou que seu corte de cabelo não estava como corte de cabelo de homem, pois seu cabelo continuava em cima da orelha.

"A gente estava virando uma família buscapé anfíbia" numa viagem com a família ao litoral fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário