terça-feira, 1 de novembro de 2011

FALA CIDADÃO

Esse tal de politicamente correto está cada vez mais insuportável, não pode mais isso não pode mais aquilo, tudo é preconceito, falar assim pode ser preso, falar assado pode ....  chamar um alemão de filho da puta pode, chamar um negro de filho da puta é preconceito.
O estigma e o estigmatizado, onde é melhor problematizar do que solucionar.  Cota para negro pode, mas ensino de qualidade para todo mundo fica complicado, sem contar que  -  como definir raça num país como o Brasil? Me vem a cabeça uma moça conhecida de cabelo pixain loiro... mãe negra, pai alemão.
Fumar embaixo da marquise não pode, mas fumar  na calçada atrapalhando o transito de transeuntes pode. Outro dia estava na banca de revistas e tive o desprazer de ver uma moça se justificando que iria pegar uma sacolinha para sua revista pois estava chovendo. Meu deus, a pessoa acaba de comprar uma revista, está chovendo (e mesmo que não tivesse) e ela tem que explicar o por quê de usar a sacolinha?! O Lula tem uma doença, gerenciou por 8 anos o SUS e sugerir que ele faça seu tratamento no mesmo é falta de humanidade? Falta de humanidade são os zilhões de brasileiros que esperam para serem operados. Daí o pessoal começa a dar depoimento de quando frequentou o SUS, e como foi bem atendido. Ok que ótimo! Afinal de contas em algum lugar desse Brasil ele tem que funcionar , é o mínimo que se espera.  Trabalhei em campanhas políticas, inclusive para o PT, fazia um quadro que chamava FALA CIDADÃO, e a pauta que  mais tive dificuldade para colher respostas verdadeiras foi na área da saúde, era deprimente. As pessoas esquecem que elas estão num grande centro e existe o resto do país onde  mulheres esperam meses para fazer um ultrason e quando chegam para fazer o exame o colo do útero já está tomado...
Isso além de egoísta  é no minímo um olhar cabresto diante de um país como o nosso.E a sugestão não seria só para o Lula, afinal o SUS nunca foi bom, a sugestão se estende a todos os políticos, afinal essa liberdade de expresso não ofende ninguém e se ofende só prova que algo está errado. Só não me venha dizer que a saúde publica está satisfatória, pelo amor de deus. Também tive o desprazer ( o maior desprazer da minha vida) de trabalhar com o Michel Temer, esse sinceramente não sei o que sugerir, mas poderia frequentar o SUS desde já, quem sabe assim ele entenda, ou no mínimo se torne um ser humano - humano, e falo sem medo, aquele sim é um pombo que caga em cima dos cidadãos. Outro dia numa mesa de bar falei isso, e tinha um cara na mesa que era da família daquele ser abominante, e o cara me diz, Pombo?! Não, ele é um Urubu mesmo.
Também compreendo que se aproveitar da doença alheia para criticar a saúde pública é uma estupidez , mas tudo é tão estúpido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário