quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Confissões de uma Garçonete


Martini

A vida é dura, isso todo mundo sabe. E numa metrópole como São Paulo a vida pode ser bem dura (sem duplo sentido) ...então todo mundo quer ser bem atendido , seja num bar, seja num evento seja lá onde for .... pra não começar falando palavrão.
Bom, vou  ser direta sem lero-lero, uma hora ou outra  a vida nos exige contar  coisas que todo mundo precisa saber, ou pelo menos que você precisa contar, desabafar, deixar cair a máscara. Eis a minha. Eu sou garçonete. No começo  me autodefinia como garçonete semi-profissional, mas agora o tempo passou, já rodei alguns salões, e preciso aceitar, sou uma Garçonete Profissional. Tenho até meu próprio avental , e  já tenho bastante experiência. U lá lá!
A verdade verdadeira é que sim, eu sinto um certo prazer nesse serviço subalterno para felicidade do meu pai que um dia pagou o curso completo da faculdade de filosofia, onde eu gostava mesmo (obviamente) era de filosofar no buteco, isso já deveria ser uma certa identificação com as garçonetes.
 Eu trabalhava numa escola alternativa com crianças autistas, mas o Diretor discordava do meu método , ele provavelmente não assitiu John Cassavetes , e eu acreditava nisso e  no Bukowski.
Pois bem, fui demitida, fiquei deprimida, acabou meu seguro desemprego, e um dia a Catarina foi me visitar , vendo que eu não tinha dinheiro nem para comprar um mísero pão Francês  ela disse:
-       Olha, tem uns trabalhinhos que eu faço, e dá pra tirar uma graninha, não é bom mas quebra um galho.
E passou o meu telefone para um moço que logo mais iria me ligar para eu trabalhar num evento, e logo seria com ele que eu viria a me profissionalizar. As pessoas aqui em São Paulo fazem muitos eventos, então elas dizem que trabalham com eventos, e dentro de um evento tem N mil coisas para se fazer. Então é assim , você diz: Eu trabalho com evento, mas você não conta para ninguém que seu trabalho no evento é como garçonete, ou como garçom, afinal esse nome garçonete é meio esquisito e garçom não é metre .
Ainda assim eu gosto do trabalho, gosto de tratar bem as pessoas quando elas merecem, e também gosto de sacanear (quando elas merecem). Esse é o maior prazer do subalterno, ele sente-se de uma certa forma livre, ele tem muito respeito , mas não tem muito pudor , o que deixa a vida do subalterno mais leve, mais debochada e mais sacana. Mais leve pelas responsabilidades, porque tratando-se de força física, essa eles usam bastante , e como subalterna profissional  posso dizer com muita propriedade e toda certeza que tenho em poucos momentos da vida - um corpo cansado não deixa um cérebro pensar direito. Um corpo cansado
 quer no mínimo ter ataques de riso compulsivo para aliviar o cansaço, quer simplesmente o gozo ( em todos os sentidos).

A garçonete entra pela porta dos fundos, pelo elevador de serviço, usa o banheiro da empregada doméstica, a quem geralmente ela se alia (quando o evento é em casa de família). Garçonetes comem bem porque geralmente nos eventos tem comidas deliciosas e mesmo que seja proibido comer, (sim existem lugares que eles proíbem a equipe de garçons e garçonetes de comer, afinal as comidas são caríssimas  como canapé de  brie com azeitonas  vindas do sul da Suécia cortadas da ponta da faca.., seria um grande desfalque alimentar garçons e garçonetes nessa base) MAS! As garçonetes  e os garçons SEMPRE dão um jeito de roubar as iguarias e comer escondido em algum lugar onde só os serviçais chegam, esse é um outro grande prazer  da garçonete, saborear as deliciosas comidas escondido, é o tal “quando é proibido é mais gostoso”. E de quebra nós conseguimos chegar no meio da madrugada trazendo muitos quitutes e canapés para o namorado que amistosamente está te esperando cheio de amor para dar, as vezes com um lindo e gostoso jantar pronto e a única coisa que a garçonete não consegue mais ver na sua frente é   comida. . . e a única coisa que a garçonete quer é colocar as pernas para cima e depois virar de bruços (sem sacanagem) e receber uma boa massagem.
E também existem as garçonetes que bebem enquanto trabalham, essas acabam com a moral de qualquer garçonete ... Se for garçonete não beba , não enquanto está sendo garçonete, afinal ser garçonete é basicamente um estado – Ativa ,  divertida, e  lúcida!
Dependendo do evento, quando se tem muitas garçonetes ANIMADAS, elas concorrem quem volta com a bandeja mais vazia, ou com aquele 1 canapé da educação que nenhuma boa garçonete vai oferecer! E também costumam sonhar que são ricas, que estão na praia , que são as donas da festa... e assim elas enxergam um horizonte ...
Garçonetes sonham alto,  são fantasiosas, debochadas, e algumas são legais, como  em qualquer profissão. E dobram muitos guardanapos antes de irem para o salão.
É uma vida tipo o drink Martini, a linda cor  engana, é amargo mas é doce, é ruim mas é bom, e nem todo mundo agüenta, mas sempre tem uma cereja ou uma azeitona pra aliviar. Tim Tim Martini!


Nenhum comentário:

Postar um comentário